A bomba não estourou apenas no filme, Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan, está causando um reboliço na Índia por conta da citação a um texto religioso hindu realizado durante uma cena de sexo no filme. (via Variety).
Na cena polêmica, o protagonista Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), criador da bomba atômica, faz sexo com Jean Tatlock (interpretada por Florence Pugh). Em um certo momento ambos são interrompidos por Tatlock que pega uma cópia do Bagavadeguitá, texto sagrado do hinduísmo, e pede para que seu par leia um trecho.
“Agora eu me tornei a Morte, a destruidora de mundos”.
diz Oppenheimer, enquanto os dois personagens retomam a relação.
Esta cena foi recebida com indignação pelos líderes políticos da índia. O Comissário de Informação da Índia, Uday Mahurkar, referiu-se a ela como “um ataque direto às crenças religiosas de um bilhão de hindus“, comparando a cena como “um ato de guerra contra a comunidade hindu”.
Segundo a emissora local NDTV, o ministro da Informação e das Comunicações da Índia, Anurag Thakur, pediu para que a cena fosse removida.
Oppenheimer tem conquistado um grande sucesso na índia arrecadando cerca de US$ 3,6 milhões em seus dois primeiros dias de lançamento, superando até a arrecadação da Barbie, que foi de US$ 1,2 milhão.
Baseado na biografia de Kai Bird e Martin Sherwin chamada American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, publicada em 2006, o longa conta com a direção e roteiro de Christopher Nolan, o mesmo que dirigiu Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), Interestelar (2014) e Tenet (2020).
Já no elenco temos Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Jack Quaid, Matthew Modine, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Gary Oldman, Rami Malek, Gustaf Skarsgard, Dane DeHaan, Jason Clarke e Casey Affleck, entre outros.
Oppenheimer já está em cartaz nos cinemas!
Lembre-se